O Bacharelado em Administração da UFRPE - UAST promoveu na noite do dia 15 de julho de 2020, às 19h, o debate online "Impactos da Pandemia sobre as mulheres: sobrecarga, insegurança e violência" com as professoras Lorena Lima de Moraes e Hildete Pereira de Melo. A mediação do encontro ficou a cargo da professora Ana Paula Farias. Em suas falas, as pesquisadoras discorreram sobre a vida das mulheres em meio a pandemia do COVID-19, pontuando a realidade de precarização das condições de trabalho, de restrição de acesso ao mercado de trabalho, de divisão injusta do trabalho doméstico e de violência doméstica. A partir de dados socioeconômicos de contextos local e nacional, as professoras colocam em debate o agravamento das vulnerabilidades e a insuficiência das políticas públicas para as mulheres de zona rural e de zona urbana.
Em particular, os dados da pesquisa "Mulheres de Serra Talhada e COVID-19", realizada pelo Grupo Dadá em parceria com a Secretaria da Mulher de Serra Talhada (confira a notícia aqui no site), deixam evidente o aumento das responsabilidades das mulheres, tanto em tarefas domésticas e de cuidado, quanto na sobrecarga de trabalho em home office.
A mesa está disponível no canal do Bacharelado em Administração: https://www.youtube.com/watch?v=UJFmFo6E-yI&feature=youtu.be
Comments