Vocês não acharam que a pandemia ia segurar o II Congresso Dadá de Estudos de Gênero, né? É com muito prazer que a equipe multidisciplinar e interinstitucional do Grupo Dadá anuncia a realização do II CODEG: Educação, Trabalho e Perspectivas Libertadoras. O II CODEG, realizado de modo inteiramente virtual, buscará estimular e fortalecer a produção acadêmica e científica na área dos estudos de gênero, sexualidade e saúde à luz dos temas de políticas públicas, feminismos, maternidade, trabalho (remunerado e não remunerado), movimentos sociais, relações étnico-raciais, desigualdades, educação e interseccionalidades ao longo de quatro dias de atividades acadêmicas.
Além de dois minicursos, três mesas-redondas e lançamentos de livros, II CODEG também contará com quatro Grupos de Trabalho para apresentação de comunicações orais. As inscrições começam na segunda-feira, 12 de julho de 2021, para ouvintes e para submissão de trabalhos - ambas sem custo para participantes - mas cuidado com o prazo limite para envio dos resumos simples, que se encerra dia 13 de agosto de 2021.
Mas não é só isso! A segunda edição do CODEG contará com convidadas internacionais: a profa Helena Hirata, socióloga e autora de vários livros e artigos sobre feminismo, maternidade e divisão sexual do trabalho e a profa. Danièle Kergoat, referência no estudo das relações sociais, de gênero e de sexo, trabalho, movimentos sociais e poder de agir. Todas as duas convidadas atuam no Centre National de la Recherche Cientifique - mais conhecido pela sigla CNRS, o maior órgão público de pesquisa científica da França e uma das mais importantes instituições de pesquisa do mundo.
Achou pouco?
Em antecipação das intensas atividades no II CODEG, o Grupo Dada oferecerá o minicurso Direitos sexuais e direitos reprodutivos de mulheres negras no Sertão de Pernambuco, ministrado pela profa Dra Nathália Diógenes. Nathália Diógenes Ferreira Lima é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco, pela qual também é Mestra e Doutora em Psicologia; integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL) da UFPE e possui pesquisa na categoria de Iniciação Cientifica (PIBIC) em Saúde da Mulher, Proteção Social e Atenção Básica à Saúde. O minicurso é gratuito, porém com vagas limitadas.
Para mais informações: www.even3.com.br/iicodeg2021.
Contamos com sua participação!
Comments