A Aduferpe na Quarentena promoveu, na tarde de 03 de julho, a discussão sobre a vida das mulheres durante a pandemia com a Profa. Josiane Climaco (LEPEL/UFBA) e a profa Nicole Pontes (UFRPE-UAST), também coordenadora do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Sexualidade e Saúde. As professoras salientam como as dificuldades enfrentadas pelas mulheres pobres e negras, em termos de empregabilidade, segurança e acesso à rede de saúde, ficam ainda mais graves em meio à crise sanitária atravessada pelo país. Nesse sentido, retoma-se à história do país, pautada na morte e na exclusão de negros e indígenas, como elementos estruturalizadores do racismo em nossa sociedade e fundamentais para a compreensão da subalternização da mulher negra e a limitação de seus direitos e modos de vida.
Outro tema abordado no debate foi a precarização da mão de obra da mulher trabalhadora, principalmente das profissionais da educação, sobrecarregadas pelos ajustes a uma forma de trabalhar atípica e de modo não planejado e pelo aumento já esperado do trabalho (não remunerado) doméstico e de cuidado.
De modo complementar, as professoras trataram ainda da situação das mulheres estudantes na universidade cujas dificuldades de construção de um espaço para estudo dentro do lar precisa ser levado em consideração tanto quanto seu acesso às tecnologias e plataformas digitais propostas como alternativa educacional durante a pandemia.
A discussão está disponível no Canal da ADUFERPE no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=R7VwHc5CcsM
Comments